terça-feira, 11 de agosto de 2009

Esta é a minha carta para ti!

Senhor recém eleito presidente deste pobre país, lhe endereço esta carta sobre a importância de voltar os olhos para as questões que constituem a preocupação do nosso povo.
Esta é uma carta de reflexão ao momento que a sociedade guineense vive e de apoio ao esforço enorme que se exigirá do desempenho do cargo da presidência deste país.
Senhor presidente, o desejo e sonho de todos guineenses, de todas as etnias, religiões e raça, por menos que seja manifestado, é ter perspectiva de uma vida melhor, de estar inserido numa sociedade, onde possam sobreviver com dignidade e esperança, e se possível manifestar a sua cidadania digna e responsável.
Caro presidente da república, a sua eleição ao maior cargo político desta sociedade é fruto da confiança que o povo tem na sua pessoa. Durante a campanha eleitoral muito se falou sobre a sua pessoa: seu currículo como estadista, não deixa dúvidas sobre a sua maturidade política, sua historia de vida que nos é contada é fabulosa, a sua biografia é aquele que qualquer cidadão deste país gostaria de ter.
Mas permita-me lhe dizer que o senhor está num processo que tem inicio, meio e fim. A partir deste momento, você é presidente de todos nós. O seu cargo e as respectivas responsabilidades são transitórios.
Daqui a poucos anos com certeza será um ex-presidente, daqui mais alguns anos um ser que passou como todos pela vida.
Portanto, a responsabilidade e o destino do povo da Guiné-Bissau estão em suas mãos. O senhor sabe quais as reformas devem ser feitas.
O senhor sabe também que o estado de caos, um mergulho em uma crise profunda de toda a nação guineense (que tem sintomas claros de um quadro de guerra civil) está na máquina estatal, que vive para si, é incompetente e gerencialmente corrupta, aparelho propício para alimentar interesses políticos de poucos e consumir toda a nossa esperança.
Senhor presidente, faço desta carta um ato para responsabilizar o senhor pelo futuro do nosso povo. O que todos nós esperamos do senhor é a consciência da condição do nosso povo e da sociedade em geral.
Tenho a consciência da complexidade de governar um país em condições que a Guiné-Bissau se encontra, por isso mesmo, o que se espera do senhor é uma postura de diálogo com diversos setores da nossa sociedade, uma postura de defensor do ensino público para todos, eleger a educação, saúde e a segurança pública como prioridades do seu mandato.
Eu e todos os guineenses esperamos que o senhor seja capaz de devolver a segurança ao nosso povo, restaurar a relação de confiança sociedade civil - Estado, resgatar a boa imagem do país perante comunidade internacional. Estas são coisas que o povo espera do senhor.
Tomo a liberdade de falar em nome de todos os guineenses para lhe desejar boa sorte e um bom desempenho do seu cargo, estaremos disponíveis para qualquer colaboração como cidadãos deste país.
Meus melhores cumprimentos.
A VOZ

2 comentários:

Anônimo disse...

A VOZ muito obrigado em nome do povo que nao é todos que teem acesso a net,mas esta voz é super bem vinda e é tudo que o povo almeja para uma nova sociédade sem sangue com a Educacao e saude como prioridades..

apareca mais vozes assim construtiva semedo lenine

Anônimo disse...

Esta carte deveria seria ser impressa e ser enviada para presidente da Guiné.
Continue trabalhando em nome do povo da Guiné, Deus lhe abençoará.
obrigado A VOZ.
Amilcar Gomes