sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pagar o prejuízo da guerra ao setor privado é recompensar os danos materiais da guerra ou é um mecanismo de beneficiar os aliados do poder?


Pagar prejuízo da guerra ao setor privado é um gesto que mostra por um lado, o espírito da continuidade do Estado, honrar os compromissos que o Estado tem para com a sociedade civil. Por outro lado, num país onde o Estado não é nada mais que uma associação de pessoas para servirem seus interesses, êste pode ser um jogo para beneficiar os interesses mesquinhos das pessoas mais próximas ao poder.
A questão do prejuízo de guerra na Guiné mostra muito claro como funciona esta lógica. Logo depois da guerra, pudemos constatar que algumas pessoas tiveram privilégio de serem indenizadas pelo prejuízo durante a guerra, em alguns casos, as pessoas que nem se quer tiveram algum tipo de bens antes da guerra, o critério usado em grande parte dos casos, era comprovar o prejuízo com um simples documento que tivesse assinatura de algum Comandante da “Junta Militar” ou do seu comando supremo o Ex. Comando Supremos de Junta Militar-CSJP ( claro, algumas pessoas tiveram facilidade de conseguir isso muito fácil) o fato que legitimava pagamento automático do “prejuízo de guerra. Durante a guerra houve realmente pessoas que foram autoritariamente confiscados todos os seus bens para alimentar uma guerra que viria devastar o país em todos os sentidos.

Foram saques às propriedades privadas, ofensas morais às pessoas e danos emocionais incompensáveis contra grande parte da população. Estas pessoas não puderam receber o prejuízo da guerra porque não era de interesse dos militares e nem dos responsáveis do governo. O que se constatou é que as pessoas foram beneficiadas por motivos aléias aos prejuízos propriamente dito, os critérios usados foram mecanismos dos homens do poder para beneficiarem seus aliados e se auto-beneficiarem.
Ao declarar que vai pagar os prejuízos da guerra ao setor privado, deixamos a pergunta para o governo: quais são os critérios que serão seguidos para definir quem deve ou não receber este dinheiro e como?

Nenhum comentário: